02/02/2021

Conheça o Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19

A estratégia de Porto Alegre para imunização contra a Covid está no Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação contra a Covid 19 - quais serão as fases do processo de vacinação e quais os grupos prioritários atendidos em cada uma das três primeiras fases já definidas pelo Ministério da Saúde.

A primeira fase prevê a vacinação de 164,8 mil pessoas em Porto Alegre. Serão vacinados trabalhadores da saúde, idosos com idade acima de 75 anos, idosos e pessoas com deficiência institucionalizados e idosos acamados, além da população indígena e habitantes de áreas quilombolas. A segunda fase da vacinação vai atender 149,3 mil pessoas com idades de 60 a 74 anos e na terceira fase serão imunizados 192,4 mil pacientes com comorbidades.  

A quantidade de doses prevista para os profissionais de saúde foi calculada a partir das informações da Campanha de Vacinação contra Influenza 2020 inseridas no Sistema Nacional de Imunizações. Para calcular a quantidade necessária para imunizar os demais grupos da primeira fase foram utilizados os dados coletados no censo populacional realizado em 2010 pelo IBGE.

As próximas fases ainda não estão operacionalizadas no Plano Nacional de Imunizações, mas o Ministério da Saúde já adiantou que deverão ser incluídos na vacinação as forças de segurança e salvamento, profissionais do sistema prisional, trabalhadores da educação, população carcerária e a população em situação de rua, pessoas com deficiência permanente severa, transportadores rodoviários de carga e trabalhadores do transporte coletivo.

É possivel acompanhar a quantidade de pessoas vacinadas em Porto Alegre por meio do painel de monitoramento disponibilizado pela Secretaria da Saúde neste link. Para acessar a versão completa do Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação em pdf, clique aqui.


  

Contato

Rua Uruguai, 155 / 11º andar - Sala ObservaPOA
Porto Alegre-RS/Brasil - CEP 90010-140
Fone: 55 51 3289-6664 e 55 51 3289-6684
e-mail: observapoa@portoalegre.rs.gov.br

Newsletter




Desenvolvimento procempa
Prefeitura de Porto Alegre
Prêmio Cidades Sustentáveis