12/12/2019

Hub Global do Orçamento Participativo debate o OP em Porto Alegre e no mundo

Nesta terça-feira aconteceu o primeiro encontro do Hub Global do Orçamento Participativo em Porto Alegre. Os pesquisadores Daniely Votto e Tarson Núñez receberam conslheiros do OP, professores da UFRGS, Unisinos e PUC e representates de diversos segmentos da sociedade civil, bem como a coordenadora do ObservaPOA Liane Bayard.

O encontro teve como tema "Experiências do OP pelo mundo: um diálogo sobre o futuro da participação cidadã", e debateu o processo de desenvolvimento do Orçamento Participativo ao redor do mundo, suas consequências e perspectivas para o futuro. Durante o debate, o ponto em comum foi a necessidade de se preservar o processo do OP como meio de participação popular na gestão dos recursos da cidade, definindo suas prioridades e tomando parte em suas decisões.

Os participantes compartilharam suas impressões acerca do Orçamento Partcipativo em outros países, e discutiram maneiras de fortalecer o processo am Porto Alegre. "Seguramente, Porto Alegre pode voltar a ser a capital da democracia participativa, sem esquecer seu passado e projetando novos rumos no sentido de contemplar a vida moderna", afirmou Daniely Votto em nota divulgada após o encontro.
O Hub Global do Orçamento Participativo é uma organização sem fins lucrativos que reúne especialistas na implantação do OP, ativistas e acadêmicos e coordenará o compartilhamento de conhecimento, pesquisa, aprendizagem e desenvolvimento de processos participativos, especialmente o Orçamento Participativo, mundialmente


  

Contato

Rua Uruguai, 155 / 11º andar - Sala ObservaPOA
Porto Alegre-RS/Brasil - CEP 90010-140
Fone: 55 51 3289-6664 e 55 51 3289-6684
e-mail: observapoa@observapoa.com.br

Newsletter




Desenvolvimento procempa
Prefeitura de Porto Alegre
Prêmio Cidades Sustentáveis