21/08/2019

Governo do RS lança plataforma de dados geoespaciais

O governo do Estado do Rio Grande do Sul lançou na última quinta-feira (15) o Geoportal RS, ferramenta on-line que disponibiliza informações de natureza geoespacial de apoio na elaboração, acompanhamento e execução de políticas públicas por diferentes órgãos da administração.

Por meio da plataforma, administrada pela Secretaria Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), será possível acessar uma série de dados reunidos em um único ambiente - o diretório da Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais (IEDE).

O portal oferece acesso a toda a infraestrutura do governo georreferenciada, como a localização de todas as escolas da rede estadual ou a malha rodoviária total do Estado, além dos principais indicadores em diversas áreas da administração.

A IEDE é um dos projetos prioritários do governo e foi financiado com recursos do Banco Mundial por meio do Proredes, e segue todas as normas e padrões estabelecidos mundialmente para a geração e compartilhamento de dados geoespaciais. O acesso aos dados será público sempre que possível, ou mediante cadastramento via convênio, se for o caso.

A Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais - IEDE/RS

A Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais (IEDE) é o conjunto integrado de tecnologias, políticas, mecanismos e procedimentos de coordenação e monitoramento, padrões e acordos, necessários para facilitar e ordenar a geração, o armazenamento, o acesso, o compartilhamento, a disseminação e o uso dos dados geoespaciais.

No Brasil a INDE foi instituída em novembro de 2008 através do Decreto Federal nº 6.666/2008, e somente dois anos mais tarde, o estado do Rio Grande do Sul criou legalmente a sua Infraestrutura Estadual da Dados Espaciais (IEDE/RS). A IEDE/RS foi legalmente instituída pelo Decreto nº. 52.158, de 15 de dezembro de 2014.

Este decreto apresenta os objetivos da IEDE, institui responsabilidades aos órgãos da Administração Pública Estadual e estabelece algumas diretrizes para sua implementação. Seu objetivo geral consiste em disponibilizar a todos os órgãos uma ferramenta para gestão da informação a partir de um Sistema de Informação Geográfica Corporativo.


  

Contato

Rua Uruguai, 155 / 11º andar - Sala ObservaPOA
Porto Alegre-RS/Brasil - CEP 90010-140
Fone: 55 51 3289-6664 e 55 51 3289-6684
e-mail: observapoa@observapoa.com.br

Newsletter




Desenvolvimento procempa
Prefeitura de Porto Alegre
Prêmio Cidades Sustentáveis