27/12/2018

Plataforma digital reúne informações de serviços para a população



O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) mantém desde 2012 o portal MOPS - Mapa de Oportunidades e Serviços Públicos, criado com o objetivo de reunir informações sobre os serviços prestados no âmbito do órgão. O maior destaque da plataforma digital é a disponibilização dos dados em formato georreferenciado, tornando possível a visualização no mapa dos locais onde os serviços são oferecidos.

O portal traz a localização da rede de assistência social próxima ao cidadão, como os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), escolas, postos de saúde, telecentros, entre outros. Oportunidades em programas de inclusão digital e formação profissional também estão disponíveis no MOPS.

Também é possível obter informações detalhadas sobre os setores censitários de cada um dos municípios brasileiros por meio do Diagnóstico Sócio-Territorial, que pode ser acessado clicando em qualquer um dos ícones indicativos de local de prestação de serviço. O sistema permite que sejam acessadas informações em um raio de até 15km de cada um dos locias georreferenciados no mapa.



O serviço está disponível há seis anos, e em 2017 passou por uma reformulação para facilitar o acesso às informações e garantir a melhor distribuição dos dados para a formulação de diversos programas sociais. A manutenção e alimentação do sistema é responsabilidade da Coordenadoria de Inteligência Informacional da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do MDS.

Segundo a coordenadora da Gerência de Informações Socioeconômicas Liane Bayard, o MOPS possibilita maior agilidade na implantação de políticas públicas de assistência social. “O sistema identifica no mapa da cidade quais as regiões onde existe a maior população carente no entorno de um determinado serviço e qual a política pública adequada para cada situação".


  

Contato

Rua Uruguai, 155 / 11º andar - Sala ObservaPOA
Porto Alegre-RS/Brasil - CEP 90010-140
Fone: 55 51 3289-6664 e 55 51 3289-6684
e-mail: observapoa@observapoa.com.br

Newsletter




Desenvolvimento procempa
Prefeitura de Porto Alegre
Prêmio Cidades Sustentáveis