05/11/2018

64ª Feira do Livro de Porto Alegre



A 64º edição da Feira do Livro de Porto Alegre foi aberta oficialmente no dia 1º de novembro na praça da Alfândega, e conta com a participação de centenas de autores do Brasil e do exterior. A Feira conta com mais de 100 bancas de livrarias, editoras e instituições envolvidas no mercado literário, e a expectativa é de que um milhão de visitantes passem pelo evento até o encerramento no dia 18 de novembro.

A patrona da Feira neste ano é a escritora Maria Carpi. Ela é a terceira mulher consecutiva a receber a honraria da Feira do Livro de Porto Alegre.

Confira a programação completa da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre neste link.


A Feira

Criada por iniciativa dos livreiros e editores gaúchos com apoio do jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias, a Feira do Livro de Porto Alegre foi inaugurada em 1955. O evento é considerado referência no país por seu caráter democrático e pela consistência do trabalho que desenvolve na área da formação de leitores e de mediadores da leitura, além de programação cultural 100% gratuita.

Realizada desde sua primeira edição na Praça da Alfândega, Centro Histórico da capital gaúcha, a Feira é dividida em Área Geral, Área Internacional e Área Infantil e Juvenil.

Centenas de escritores, ilustradores, contadores de histórias e outros profissionais participam do evento, que conta com sessões de autógrafos, mesas-redondas, oficinas, palestras e programações artísticas, entre outras atividades. Alguns desses eventos são realizados no Memorial do Rio Grande do Sul, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Auditório da Livraria Paulinas, Auditório do Margs e Auditório da Inspetoria da Receita Federal.

Em 2006, a Feira do Livro de Porto Alegre recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República, que a reconheceu como um dos mais importantes eventos culturais do Brasil. Um ano antes, havia sido declarada bem do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e, em 2010, foi o primeiro bem registrado, pela Prefeitura de Porto Alegre, como integrante do Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade.
Horário de funcionamento:

Área Infantil e Juvenil
Bancas -  9h30 às 20h30
Programação - 9h às 20h30

Área Geral e Internacional
Sábados - 10h às 20h30
Demais dias - 12h30 às 20h30


  

Contato

Rua Uruguai, 155 / 11º andar - Sala 20
Porto Alegre-RS/Brasil - CEP 90010-140
Fone: 55 51 3289-6664 e 55 51 3289-6684
e-mail: observapoa@observapoa.com.br

Newsletter




Desenvolvimento procempa
Prefeitura de Porto Alegre
Prêmio Cidades Sustentáveis