30/05/2018

Bairros novos tem cálculo de habitantes concluído

Desde o início de 2017 uma importante demanda estava sendo trabalhada pelo Observatório da Cidade de Porto Alegre: calcular o número de habitantes de cada bairro da nova legislação. O resultado deste processo estava sendo aguardado por muitos estudiosos, pesquisadores, colegas, servidores municipais de inúmeras secretarias, das mais diferentes áreas, técnicos, que trabalham diretamente com informações e precisam tanto conhecer a definição dos limites territoriais de cada bairro, trazidos pela nova Lei, como também o número de pessoas que ali habita.

O ObservaPOA após minucioso trabalho de verificação das alterações trazidas pela LEI Nº 12.112, DE 22 DE AGOSTO DE 2016, que cria, extingue, denomina e delimita os bairros que integram o território do Município de Porto Alegre e revoga as Leis anteriores que tratavam do mesmo tema, apresenta à todos o cálculo da população e número de domicílios particulares permanente ocupados para os 94 bairros da cidade. A tabela abaixo foi elaborada a partir da avaliação das áreas ocupadas e descritas na legislação para territorialização definida de cada bairro. 

 
 
A metodologia adotada para a finalização destes dados teve início com o estudo detalhado dos 2.433 setores censitários da malha utilizada pelo IBGE para o Censo Demográfico de 2010 e a análise das imagens de satélite comparando-se 2010, 2013 e 2018. Através da interpolação de dados de população, o contorno dos setores censitários e o limite dos novos bairros através do software ArcGIS, cerca de 70% do trabalho estava concluído, contudo, restavam ainda os 30% de áreas cortadas pelos novos limites. Tal fato, que contribuiu na demora desta divulgação, demandou uma investigação criteriosa de cada setor para definir a qual bairro este pertenceria e iria integrar no cálculo, fechando assim a população dos 94 bairros que hoje constituem o território porto-alegrense.

Uma das principais funções destes dados será possibilitar o cálculo percentual de alcance populacional aos serviços disponibilizados pelos órgãos municipais, por exemplo, efetuados em cada bairro, como saúde, educação, assistência social, etc, ou seja, construir indicadores de atuação e serviços também pela divisão territorial de bairros, que mais se aproxima com a identidade local dos moradores de Porto Alegre.

A partir de agora teremos como organizar qualquer dos indicadores oriundos do censo 2010 para os noventa e quatro bairros da cidade.
 
Espacialização por bairro: Mapa Geral 
 
Anexo I - Índice dos mapas da espacialização individual dos limites de cada bairro
 
Anexo II - Mapas de bairros individuais de Aberta dos Morros a Higienópolis
 
Anexo III - Mapas de bairros individuais de Hípica a Pitinga
 
Anexo IV - Mapas de bairros individuais de Ponta Grossa a Vila São José


  

Contato

Rua Uruguai, 155 / 11º andar - Sala 20
Porto Alegre-RS/Brasil - CEP 90010-140
Fone: 55 51 3289-6664 e 55 51 3289-6684
e-mail: observapoa@observapoa.com.br

Newsletter




Desenvolvimento procempa
Prefeitura de Porto Alegre
Prêmio Cidades Sustentáveis