06/05/2019

IBGE divulga quadro geográfico de referência para estatísticas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o seu Quadro Geográfico de Referência para Produção, Análise e Disseminação de Estatísticas, uma publicação de referência voltada a relacionar informações e dados de pesquisa com seus recortes territoriais correspondentes.

A publicação reúne fichas técnicas e mapas temáticos de 39 recortes territoriais legais e institucionais no Brasil, fortalecendo a relação entre geociências e estatística de maneira a facilitar a compreensão e comparação de dados oficiais de maneira espacialmente integrada.

A publicação é composta por dois grandes grupos, os recortes territoriais legais publicados pelo IBGE e os recortes territoriais institucionais do IBGE. os recortes legais incluem Grande Região, Estado, Município, Região Metropolitana, Amazônia Legal, Área de atuação da SUDENE, Região Semiárida, Área Urbana, Área Rural e Terra Indígena.

Já os recortes institucionais - criados pelo IBGE - compreendem o Setor Censitário, Endereço, Aglomerado Subnormal, Concentração Urbana, Grade Estatística e Regiões Geográficas.

Cada recorte considerado vem acompanhado de suas informações técnicas, permitindo que o usuário compreenda melhor o processo de fomração de cada um deles, além de poder recuperar as diversas versões de cada recorte em diferentes períodos de tempo.

Cada recorte territorial apresenta as seguintes informações básicas:

 - Ciclo de atualização: período de atualização de cada recorte;

 - Ano de referência do último recorte divulgado;

 - Quantidade de unidades do recorte;

 - Quantidade de municípios relacionados àquele recorte;

 - Publicação/Legislação de referência;

 - Próxima divulgação.  




A publicação também disponibiliza um anexo com os códigos de situação e tipo dos setores censitários, e está disponível pra download neste link.


  

Contato

Rua Uruguai, 155 / 11º andar - Sala ObservaPOA
Porto Alegre-RS/Brasil - CEP 90010-140
Fone: 55 51 3289-6664 e 55 51 3289-6684
e-mail: observapoa@observapoa.com.br

Newsletter




Desenvolvimento procempa
Prefeitura de Porto Alegre
Prêmio Cidades Sustentáveis