26/11/2018

Barcelona recebe a 18ª Conferência Internacional de Democracia Participativa

A cidade de Barcelona recebeu no último dia 25 de novembro a 18ª Conferência do Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP), que teve como tema "Democracia direta e iniciativa cidadã: construindo um sistema de democracia inclusiva".

A conferência acontece até a terça-feira no Mercado das Flores, e conta com a participação de representantes de 57 países dos cinco continentes, além de 248 gestores de administrações locais de diversos países, assim como acadêmicos e representantes de entidades e da sociedade civil.

O evento recebe mais de 50 mesas de debate e conferências, e é organizado pela administração municipal de Barcelona.

A conferência desta ano serve como ponto de partida para o debate sobre o papel das cidades no fortalecimento da democracia em escala global e sobre os três eixos temáticos principais: a iniciativa cidadã, a democracia participativa e a busca de canais de participação inclusivos.

A prefeita de Barcelona, Ada Colau, foi a encarregada da conferência inaugural nesta segunda-feira, em ato conjunto com a presença de Carlos Martínez, vice-presidente da ONG Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), além do secretário de Transparência e Governo Aberto Jordi Foz. Também participaram o comissário de Participação e Democracia Ativa Fernando Pindado, a secretária geral da CGLU, Emilia Sáiz e a pesquisadora da Universidade de Zurique Yanina Welp.


  

Contato

Rua Uruguai, 155 / 11º andar - Sala 20
Porto Alegre-RS/Brasil - CEP 90010-140
Fone: 55 51 3289-6664 e 55 51 3289-6684
e-mail: observapoa@observapoa.com.br

Newsletter




Desenvolvimento procempa
Prefeitura de Porto Alegre
Prêmio Cidades Sustentáveis